Os diferentes percursos da Travessia do Canal de Ilhabela

13/07/2017

Facebook Twitter

Evento pretende reunir mil nadadores em Ilhabela – Foto: Green Pixel/Divulgação

No próximo dia 5 de novembro de 2017 acontecerá a quarta edição da Travessia do Canal de Ilhabela, prova de águas abertas que vem crescendo a cada ano e tornando-se um dos eventos mais tradicionais da modalidade no país. Inspirada na mítica Travessia do Canal da Mancha e com 3,8 km de percurso, a prova pretende bater seu recorde de inscritos nesta edição com cerca de mil atletas.

A Travessia do Canal de Ilhabela é cheia de curiosidades e hoje vamos contar aqui uma delas. Você sabia que existem três percursos possíveis para a realização da prova? Essa variável de trajetos acontece por causa das condições climáticas da região que são extremamente sensíveis e podem mudar a qualquer momento. Sendo assim a organização do evento criou três opções: sul, leste e alternativo de mau tempo.

O percurso sul é o principal da travessia e foi percorrido apenas na primeira edição da prova. Sempre realizado quando o vento está forte de sul, este roteiro tem aproximadamente mil metros acompanhando o oleoduto onde o nadador não enfrenta as influências das correntes ou ventos de sul. A partir deste ponto ele pega uma diagonal compensatória até a praia da chegada.

Mapa do percurso sul da prova - Foto: Reprodução/Travessia do Canal de Ilhabela

Mapa do percurso sul da prova – Foto: Reprodução/Travessia do Canal de Ilhabela

Já o percurso leste é realizado quando o vento está forte de leste e foi o trajeto escolhido para as duas últimas edições da travessia. O vento de leste é normalmente muito forte e exige muito da preparação do nadador principalmente nos primeiros metros. É comum o vento ser de leste e corrente de sul, tornando este percurso desafiador, podendo fazer o atleta nadar em “S” ao invés da linha reta.

Mapa do percurso leste da prova - Foto: Reprodução/Travessia do Canal de Ilhabela

Mapa do percurso leste da prova – Foto: Reprodução/Travessia do Canal de Ilhabela

Ainda existe outro trajeto que até hoje nunca foi utilizado. E os organizadores esperam que ele nunca precise ser. O percurso alternativo de mau tempo só é realizado quando é impossível a realizar a travessia do canal. Ou seja, só vai acontecer quando as condições climáticas forem extremas e ameaçarem a integridade física dos participantes. Como os atletas ficam impossibilitados de cruzar o canal eles são obrigados a nadar contornando a costa.

Mapa do percurso alternativo da prova - Foto: Reprodução/Travessia do Canal de Ilhabela

Mapa do percurso alternativo da prova – Foto: Reprodução/Travessia do Canal de Ilhabela

As inscrições para a Travessia do Canal de Ilhabela já estão abertas e podem ser feitas através do site oficial da prova clicando aqui. O evento tem realização da Magna Desportes, produção da EcoOutdoor, apoio da Prefeitura de Ilhabela, divulgação de mídia da SWIM CHANNEL e a Mormaii, que esta presente no evento desde a primeira edição, como fornecedor. E aguarde que nas próximas semanas vamos contar outras histórias sobre a Travessia do Canal de Ilhabela!

Por Guilherme Freitas

Tags

Águas abertas EcoOutdoor Ilhabela Magna Desportes Mormaii Swim Channel Travessia do Canal de Ilhabela